Legião

Um mundo sombrio, brutal e perigoso

Old Dragon é um dos vários RPG derivados daquele famoso jogo de RPG, desde que ele foi lançado existiam rumores sobre um cenário próprio para OD. Quando finalmente começou a editora RedBox (atual Buró) anunciou a pré-venda do primeiro cenário de campanha oficial para seu RPG da casa, o nome me chamou atenção Legião — A Era da Desolação.

Legião é um cenário de fantasia sombria, um mundo cruel onde o heroísmo é uma loucura e sobreviver a qualquer custo pode ser sua única opção. O livro é autoria de Antonio de Sá e Newton Nitro, duas figurinhas tarimbadas no meio do RPG. A começar pela capa o livro já nos apresenta como é o cenário perigoso, um grupo de aventureiros enfrentando um terrível dragão. A obra é de fácil leitura, separada em capítulos que nos cinco primeiros contém toda história do mundo de Kadur, e no sexto capítulo do livro apresenta as regras para jogar Legião em Old Dragon.

O primeiro capítulo traz a história de todas as eras por qual Kadur passou. O segundo capítulo vem com visão geral do atual momento de Kadur, a Era da Desolação, descrevendo suas terras, povos e sociedades. Terceiro capítulo é mais amplo que o anterior ao abordar toda geografia e história de cada reino, império e cultura do mundo. No quarto capítulo é interessante ao se aprofundar em um dos temas mais interessantes no cenário suas organizações religiosas, magia e poderes profanos que existem em Legião. Quinto capítulo explica como conduzir uma campanha em Kadur, desde dicas para criação de campanha, até uma justificativa para as motivações dos aventureiros nesse mundo sombrio. Por fim, o sexto capítulo é voltado para regras, onde explica como jogar Legião usando sistema Old Dragon.

A primeira coisa que se percebe no livro é seu designer um dos bonitos livros de RPG feito no Brasil. Todos que trabalharam na parte gráfica e de ilustrações estão de parabéns. É fácil ler a obra, os capítulos apresentam Kadur muito bem desde o começo, toda informação sobre o passado, que precisar, é só consultar no primeiro capítulo. Os demais capítulos são igualmente interessantes explicando cada região do mundo de forma minuciosa, são tantos detalhes sobre as regiões como nomes locais, leis, o que comprar e o que comer. Isso mostra quanto cada localidade em Kadur consegue ser única. Em Legião as religiões são importantes a ponto de definir todo resto do cenário, por isso é essencial ler o quarto capítulo para entender bem toda a estrutura das três igrejas da Deusa, a forma como a magia atua e claro o que dá nome ao jogo as Legiões.

Particularmente gosto muito dos capítulos que mostram como criar, e conduzir, uma campanha em um determinado cenário. Entendo que cada cenário de jogo tenha uma proposta de aventuras, você não joga em um cenário de High Fantasy do mesmo modo que jogaria uma campanha de Ravenloft ou outro cenário sombrio, por isso uma explicação sobre como jogar no cenário é tão importante. Nesse ponto os autores acertaram em cheio, o capítulo consegue mostrar, de forma simples e prática, como usar toda história contada até ali sobre Kadur. Para narradores iniciantes facilita bastante, para mestres mais experientes apresenta novas ideias para condução de campanhas. O último capítulo é único de fato que apresenta regras de jogo, em especial para Old Dragon, mas não deixa de ter muita história para acrescentar.

A vida é Kadur não é fácil e seus habitantes mostram isso!

Sendo um cenário para Old Dragon é claro que apresentaria regras para se jogar no sistema, descrevendo as novas raças que aparecem no cenário como os intrigantes Grizzi e mórbidos Tenebruns. O capítulo também explica sobre um assunto muito importante do cenário o uso de drogas, próprias do cenário, e outras substâncias ilícitas, não que o jogo incentive o uso de alguma forma, porém, como já diz na própria capa do livro, ele é recomendado para maiores de 18 anos, assuntos abordados no livro consideram a maturidade e discernimento do leitor.

Particularmente adorei o livro, ele é completo, ele mostra um cenário que, ao mesmo tempo, bebe de diversas referências de outros RPG, literatura e outras coisas da cultura pop, mas consegue ser surpreendente no seu conceito e nos revela um cenário sombrio, cruel e difícil. Por ser tão desafiador nos instiga e ler cada capítulo para entendermos mais sobre o cenário e querer jogar nele para enfrentar seus perigos (que não são poucos!). O mais legal é que mesmo sendo feito para Old Dragon, o cenário pode ser usado com qualquer outro sistema, o livro é mais de 90% informação sobre Kadur, deixando muito fácil adaptar ele para qualquer outro jogo (oficialmente já existe até uma versão para D&D 5e, eu mesmo joguei uma aventura com o sistema Pathfinder).

Para não dizer que o livro é perfeito posso falar aqui no único problema que observei na obra, falta suplemento. Sim, sei que ela foi lançada há pouco mais de um ano, e que as mudanças da editora, ano passado, devem ter atrasado algum cronograma interno, mas um cenário tão rico e com potencial imenso precisa de um suplemento, um compêndio de aventuras, um suplemento que explore Urdanon (continente devastado em Kadur) ou qualquer outro que possa ser interessante.

Legião tem um padrão de qualidade que todos os materiais da Buró apresentam, o livro é formato A5 com 340 páginas, colorido. A caixa de Legião é um prazer a parte ela vem com um Mapa-Pôster colorido do mundo de Kadur e no verso da cidade de Andrulier, uma das mais importantes do cenário, cartões informativos com leis & moedas, doenças & alfabeto, sistema de esgoto de Andrulier, o tabuleiro e regras do jogo Corsário, um jogo de azar no mundo de Kadur, sim aqui você joga o jogo dentro do jogo e garanto Corsário é muito divertido, por último a caixa vem com os acessórios para Corsários e um régua transparente que serve para medir as distâncias nos mapas. Um adendo interessante é que quando fui pesquisar as especificações da caixa no site do Buró estava escrito que vinha junto um cartão informativo sobre deuses & igrejas, procurei na minha caixa e não achei.

Recomendo Legião para todos que gostam de RPG, não precisa nem jogar Old Dragon para pegar o livro, é muito fácil adaptar o cenário para qualquer jogo e ter ele é imprescindível para sua coleção.

O livro está à venda no site da Buró você pode comprar acessando aqui: Legião

Você também pode baixar o PDF do jogo Old Dragon gratuitamente no site da dungeonist clicando nesse link Old Dragon.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora